quinta-feira, 12 de julho de 2007

Universidades Portuguesas: Seriedade ou Vigarice?

Olá pessoal!
Epá....FÉRIAS!!!! Finalmente, após um longo semestre, o merecido descanso do guerreiro....
Agora só quero aproveitar o tempo, sol, praia, companhias, e tudo mais!

O tema que me traz hoje aqui é algo que me preocupa, porque diz respeito ao Ensino Superior em Portugal, e porque nunca se sabe se de hoje para amanhã, a faculdade em que estamos a estudar, fica de repente, envolvida em escândalos.

É certo e sabido que as Universidades em Portugal têm qualidade e rigor, mas e as entidades que as regulam, também seguem esses critérios, ou serão só uma cambada de chupistas?
Em que medida essas entidades podem afectar os alunos, os professores ou a credibilidade dos cursos que os alunos estão a tirar?

Seguem-se 2 exemplos de vigarice e 2 exemplos de profissionalismo:

Entre 1997 e 1999 foram gastos com cartões de crédito da Universidade Moderna mais de 173 mil contos (862.920 euros), 58 mil dos quais pela mão de José Braga Gonçalves, Reitor na época. O caso Moderna, que “rebentou” em 1999, sentou no banco dos réus 13 arguidos acusados de associação criminosa, gestão danosa, apropriação ilícita, burla, falsificação de documentos e corrupção activa. No final, José Braga Gonçalves, filho do reitor e secretário­‑geral adjunto da instituição, foi condenado a uma pena de dez anos de prisão, tendo já saído em liberdade condicional, no dia 28/10/2005. Hoje continuam as irregularidades, tendo vários professores denunciado a ausência de livros de termo, obrigatórios por Lei. Neste momento, está a ser investigada pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DIAP) por irregularidades no seu funcionamento e dívidas a professores e ao Fisco, tendo já sido penhorados 14 automóveis. Segundo a acusação, as marcas preferidas eram Audi, Volkswagen e Mercedes;


Este ano, foi posta em causa a direcção da Independente, por alegadamente ter havido favorecimento a José Sócrates, quando este estava a tirar Licenciatura em Engenharia Civil, em 1995/96. Pessoalmente, acho muita coincidência três aspectos:
  1. o facto de Sócrates ter dito, na entrevista à RTP que tinha mudado do ISEL para a Independente "porque ficavam próximas uam da outra" e "tinha regime de ensino nocturno". Há mais faculdades que têm esse regime, de certeza!;
  2. o director daquela altura ou um dos professores de Sócrates vir a integrar o PS ou o governo, do qual Sócrates fez parte.
  3. O Ministro da Ciência e do Ensino Superior, Mariano Gago anunciou a intenção de encerrar esta Universidade, mas o que é verdade, é que se os finalistas do 12º ano quiserem, podem candidatar-se este ano a um curso na UnI, como se pode ver no site do acesso ao ensino superior - particular e cooperativo universitário e no Guia do Estudante do jornal Expresso. Para uma universidade que supostamente, vai fechar, não devia aceitar alunos pois não?


Sobre o Instituto Superior Técnico, só tenho a estranhar uma notícia publicada pelo jornal Sol, a qual alegadamente dizia que o IST iria ser privatizado. Pois bem, eu acho que quando não se sabe toda a verdade, ou se pretende achincalhar uma instituição, por prazer ou por interesse, publicam-se mentiras. A notícia foi prontamente desmentida, através de e-mail e do anúncio O IST não vai ser privatizado!;







Por fim, queria deixar aqui uma nota positiva em relação à Universidade Aberta, por ser a única que tem a iniciativa de divulgar um pouco de cultura, através do seu programa na RTP 2, aos sábados de manhã;
Talvez se houvesse mais universidades a seguir este exemplo e mais pessoas a ver este programa, não havia a falta de cultura demonstrada, por exemplo, recentemente, quando elegem Pinto da Costa, Mourinho, Figo, Cristiano Ronaldo, José Sócrates ou aquele actor dos Morangos com Açúcar entre os melhores 100 portugueses de sempre!!
Esquecem-se que muitos navegadores e reis foram responsáveis pela expansão da Língua Portuguesa? E que foi nos Descobrimentos que tivemos a melhor fase económica da história do País?

As irregularidades continuam...se tiverem curiosidade, vejam as fontes deste post.
(fontes: Jornal Público, Informação Alternativa)


Abraços, beijinhos e boas férias!

1 comentário:

Noise disse...

"Universidades Portuguesas: Seriedade ou Vigarice?"

universidades -> seriedade

portuguesas -> vigarice

e qto à noticia do grande jornal Sol, tb se compreende, pq Sol -> Media Capital -> tvi..

esay lol