sexta-feira, 6 de julho de 2007

Cozinhados

Ora viva!

Tudo bem com vocês? Hoje decidi trazer para aqui um tema que vai abrir o apetite: receitas!

Confesso-vos que a minha relação com as panelas e os tachos começou meio tarde e da pior maneira: tinha eu à volta de uns 12 anos e certa vez a minha mãe precisou de sair de casa e pediu-me para vigiar o esparguete que estava a cozer, e eu "ok, tudo bem". Enquanto o esparguete cozia, fui ver televisão (naquela altura não tinha internet nem computador, portanto não havia mais nada com que me entreter...). A certa altura cheirou-me a queimado e aí é que me lembrei do esparguete! Tarde demais...tava queimado e agarrado ao fundo do tacho. "Pronto já fiz porcaria", pensei eu... Como se não bastasse o facto de ter de comer puré, ainda me esperava um sermão interminável sobre irresponsabilidade e que podia ter provocado um incêndio e etc...

Bem, a partir daí, aprendi a lição, e nunca mais deixei nada ao lume sem que eu estivesse a vigiar.

Depois, comecei a fazer pequenas coisas, como por exemplo, chá, aquecer o leite, água, fritar salsichas, ovos...

Mais tarde, naquela fase que todos, pelo menos os rapazes, têm, chamada fase dos bifes, aprendi a fazer um bitoque e mais recentemente, arroz e esparguete (agora sim, sem queimar, embora ainda um pouco insosso...mas como se costuma dizer, a perfeição atinge-se com a prática).

Mas o que gosto mesmo de fazer é entradas, ou vá lá, pequenas misturas...
Na semana passada, tinha meia lata de atum no frigorífico, mas aquilo sozinho, não tem graça nenhuma. Portanto, juntei um bocado de maionese e ketchup e olha, qual paté la piara, qual quê! Barrei aquilo no pão e ficou óptimo (não me estou a gabar... :D)!

Outra experiência que resultou também foi juntar um bocado de arroz de frango, alface, nozes, azeitonas, mortadela e queijo, tudo bem mexido, e uma colher de chá de maionese. É calórico, eu sei, mas é bom "pra caramba"! A minha mãe que o diga.

Despeço-me de vocês com o esparguete que fiz no fim-de-semana passado (os rojões já estavam feitos, claro...). A principal diferença em relação ao normal, é que este coze só em água e sal, depois de escorrido, frita-se 1 minuto em azeite e alho, e adiciona-se queijo ripado e salsa:


Até amanhã e bom apetite!

9 comentários:

Nuno Daniel Pratas disse...

Uiui, muito bom. Já estou com apetite. vou-me vingar nas bolachas de agua e sal que tenho à mao.
Outra coisa, Atum com maionese (e até delicias do mar caso desejes) tudo bem. Agora Atum com maionese e KETCHUP??? WTF! não invejei a parte do "estava mt bom".
Abraço de um leitor assiduo ;-) lol

Urucubaca disse...

eu não queria ser chata nem nada...mas não se frita esparguete...refoga-se...

Fábio Ferreira disse...

Eu sei abrir latas de atum. Conta como cozinhar?

Francisco Morais disse...

lol...

Francisco Morais disse...

ja é um princípio!

Francisco Morais disse...

urucubaca, quem és tu?

Anónimo disse...

LOL Dois a zero para a urucubaca xDD hehe.

Mas até tem um bom aspecto - Mas o q é aquela coisinha preta ali no meio? =X

Olha .. és porreirissimo :) ****

Francisco Morais disse...

nao e preta xD é verde...é salsa!

Obrigadíssimo Sarinha ;)

beijinhos***

Anónimo disse...

Ah boa boa x )

Assim tá aprovadissimo =DD